© Copyright 2017 Eu Danço

  • Facebook Social Icon

Maria João Lima

Ballet Clássico

Barra no Solo

Directora Artística

Maria João Lima nasceu no Porto em 1977. Licenciada em Anatomia Patológica. Iniciou o estudo de Ballet Clássico aos 5 anos pela Royal Academy of Dancing (RAD), no Centro Cultural da Senhora da Hora (CCSH). Completou o curso no Centro de Dança do Porto (CDP), em 1999, pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD). Para além do Ballet Clássico, fez formação em Ballet Contemporâneo, Pas de Deux, Repertório e Barra no Solo, tendo tido aulas com diversos professores Nacionais e Estrangeiros.

Foi frequentando cursos e workshops de aperfeiçoamento em Ballet Clássico com professores e bailarinos de renome internacional: Daniela Severian, Gelu Barbu, Anatoli Nisnevitch, Miguel Montanez, Cristina Maciel, Alexandre Fernandes, Carlos Pinnillos entre outros. Realizou ainda formação complementar em Pilates, Dança Jazz, Irish Dance, Sevilhanas e Sapateado. Enquanto bailarina teve participações em inúmeros eventos, participando como bailarina convidada nas comemorações do 10º Aniversário Shopping Cidade do Porto, Comemoração do Dia Mundial da Dança na FNAC, inauguração do Shopping de Guimarães, Parque da Cidade de Valongo e figuração no espetáculo de “Romeu e Julieta” da Companhia Nacional de Bailado. Enquanto Solista do CDP participou em diversos espetáculos. Terminou a sua carreira de Bailarina em 2005.

Iniciou-se como professora de ballet clássico no Centro de Dança do Porto e no Jardim de Escola João de Deus do Porto em 2000. Desde então tem privilegiado a formação na componente do ensino. Em 2003 realizou o curso intensivo para Formação de Professores da I.S.T.D., na University College of Chichester onde obteve com Distinção o grau de Associated Teacher. Realizou em 2005 o Curso Class Examination da I.S.T.D., na English National Ballet School que permitiu a introdução no Centro de Dança do Porto dos Level's. Realizou ainda múltiplos cursos de formação nesta área destacando-se o curso com Guilherme Dias do Conservatório Nacional de Bailado em 2007, em 2008 com o bailarino e coreógrafo Mathias Christ, em 2009 com Paula de Castro e Hervé Ilari, em 2013 representação e interpretação em bailado com a professora Cristina Maciel da Companhia Nacional de Bailado, Curso Internacional de Dança em 2014 com o professor Boris Stotojokov, Curso de Professores Método Vaganova Nível 1, em dezembro de 2014 com o professor Pedro Carneiro, em 2015 especificações sobre o trabalho de pontas, com a professora Maria Luísa Charles. No entanto o desejo de aprendizagem e formação não se limitou ao Ballet Clássico salientando-se a formação em Dança Renascentista, em Dança Criativa e formação específica em Dança na Escola.

Em 2006 após abandonar o Centro de Dança do Porto, tomou a seu cargo a responsabilidade de retomar o Centro Cultural da Senhora da Hora, extinto há vários anos, onde assumiu a direção artística, técnica e pedagógica.

Em 2012, cria um espaço novo de dança designado “Eu Danço”. Neste novo projeto investe na melhoria do ensino, criando umas instalações cuidadosamente preparadas e possibilitando o contacto com variadas modalidades de dança, indo de encontra às variadas solicitações. Dentro de uma filosofia de inovação de incentivo e integração não só da dança, mas da escrita e mais recentemente da música, iniciou uma estreita colaboração com a escritora de livros infantis Manuela Mota Ribeiro, coreografando os seus livros e estabeleceu uma parceria com a escola de Música Óscar da Silva realizando um espetáculo ao vivo acompanhado de uma orquestra de sopros e cordas.