© Copyright 2017 Eu Danço

  • Facebook Social Icon

Pepe Lizama

Alto Rendimento

 

Inicia a sua formação em ballet clássico na cidade de Mérida (México), realizou formação em variadas escolas, destacando-se o Centro Pro-danza  e  a Catedra de Danza del Ballet Nacional de Cuba, o  Estudio Harmonic em Francia.

Durante 10 anos pertenceu à Compañía Provincial de Ballet del Instituto de Cultura de Yucatán, sob a direção do Maestro Víctor Salas, onde ocupou várias funções do repertório clássico.

Foi professor em território espanhol em várias escolas de 2002 a 2012, tais como Espai Dansa (Lleida), Escuela Marisa Yudes (Badalona), Escuela de Danza Tempo (Badalona), Escuela Profesional de Danza Artemis (Tarragona), acumulando funções de professor e coreógrafo do Jove Ballet Clásico de Badalona, entre 2009 e 2011. Foi diretor artístico del Ilerdansa Ballet Jove (Lleida), entre 2004 e 2008 onde crio coreografias próprias, como SOS vida, Mítica aventura e Os Pecados Capitães, bem como adaptações do repertório clássico.  No período de 2007 a 20009coordenador da área de dança e professor de ballet clássico e dança contemporânea em L'Institut de Música i Dansa Comu d'Andorra la Vella emAndorra. Em 2011-2012 foi professor convidado na Compañía de Danza de David Campos. (Barcelona). Criou em 2009, em colaboração com a Artemis Plaja Markesinis, o Centro de Alto Rendimento na cidade de Tarragona, Espanha; preparou alunos para competições nacionais e internacionais, tais como Youth American Grand Prix (Paris / New York), Tanzolymp (Berlim), Concurso Internacional da Ciutat de Barcelona (Barcelona), Concurso Internacional Bailado do Porto (Porto), Concurso Internacional Dançarte (Algarve), Competição Internacional de Torre la Vega (Cantabria), Competição Internacional Cidade de Riba-roja (Valência), Concurso Vaslav Nijinsky (Huesca), onde seus alunos conseguiram ganhar várias medalhas de ouro, prata e bronze, bem como bolsas de estudo para estudar no estrangeiro, em escolas de prestígio em Basileia, Berlim, Florença, Lisboa, Madrid, Mónaco, Paris, Estugarda, entre outros. Este trabalho continua-se a desenvolver em território português. Desde 2008, tem lecionado vários cursos de verão, master-class e workshops em Andorra, Espanha, México e Portugal, tais como o Curso de Verão de Alto Rendimento La Pointe (Valencia), Curso de Dança Fernanda Canossa (Porto). Conservatorio de Dança do Vale do Sousa (Paredes),Curso de Verão Academia Annarella (Leiria),Colonias de Danza Marisa Yudes (Girona), entre outros. É coreógrafo e professor desde 2014 na Companhia Júnior de Dança (Povoa de Varzim). É jurado desde 2014 no Concurso de Danza La Pointe (Valencia, Espanha).Está em Portugal desde 2012, atualmente trabalha na Academia Eu Danço (Matosinhos), Academia Arte-dança (Povoa de Varzim). Tem trabalhado para o Conservatório de Música e Dança de Coimbra (Coimbra), Academia de Dança Eva Vieira (Oeiras), Escola Arte em Movimento (Viana do Castelo), Academia de dança de Matosinhos (Matosinhos), entre outros. Ao mesmo tempo, ele está terminando um mestrado em ensino de dança na Escola Superior de Dança de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, tema de tese, Dança de Caráter como facilitador artístico.